OMS está despreparada para lidar com emergências globais de saúde, diz relatório
RIO - A Organização Mundial da Saúde (OMS) não tem “capacidade e tradição” para lidar com as emergências globais de saúde, apontou um relatório sobre o ebola. A ex-chefe da Oxfam (Comitê de Oxford de Combate à Fome), uma confederação de 13 organizações e mais de 3.000 parceiros, que atua em mais de 100 países na busca de soluções para o problema da pobreza e da injustiça, Dame Barbara Stocking, disse que a OMS fracassou em sua postura diante o surto da doença mortal, que já matou mais de 11 mil pessoas, a maioria na África Ocidental.
O documento ressalta, no entanto, que a organização não é a única culpada, uma vez que o sistema humanitário todo não soube lidar. O relatório completo, encomendado pela OMS, será publicado nesta terça-feira.
A OMS tem planos para realizar uma reforma em setembro, admitindo que respondeu ao surto de ebola, que começou em 2013, de uma forma lenta. Em agosto de 2014, quando mais de mil pessoas já tinham morrido pela doença, a organização declarou a epidemia uma emergência de saúde pública de importância internacional.
“Nós vamos fazer as recomendações para a OMS sobre como ela precisa mudar”, disse Dame Barbara, complementando que alterações internas precisavam acontecer.
Nenhum comentário