Chuva e vento fortes já causam estragos no Rio, que entra em estágio de atenção
O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a Possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. Quem estava no evento Rio 2C, que acontece na Cidade das Artes, no Recreio, se assustou com a ventania, que derrubou placas, grades, e chegou a interromper palestras. Na Barra, há miutos relatos de falta de luz. Entre às 20h e 21h, de acordo com o Sistema Alerta Rio, houve registro de rajada de vento muito forte na estação Forte de Copacabana:105,5 km/h.
Mas o aguaceiro se encaminhou para a Zona Sul. Há relatos de que Ipanema, Laranjeiras, Humaitá estão sob ventania intensa, com quedas de árvores. O mesmo acontece em Madureira, Tijuca, e Lapa. Com a mudança de tempo brusca, vários bairros estão sem luz. Na Avenida Marquês de Pombal, no Centro, uma árvore caiu sobre a rede de energia elétrica, deixando o Batalhão de Choque e a 6º DP sem luz. Em Laranjeiras e Rio Comprido também há relatos de falta de energia.
No Centro do Rio, uma árvore caiu sobre a rede de energia elétrica, da Rua Marquês de Pombal, deixando o Batalhão de Choque e a 6º DP (Centro) sem luz.
A forte ventania também derrubou uma árvore no Largo dos Leões, em Botafogo. Já na Rua São Clemente, próximo à entrada do Morro Dona Marta, está sem luz.
A forte ventania também derrubou uma árvore no Largo dos Leões, em Botafogo. Já na Rua São Clemente, próximo à entrada do Morro Dona Marta, está sem luz.
Na Ponte Rio Niterói, segundo a Ecoponte, está operando na Operação Comboio, onde carros e guinchos da própria concessionária ficam à frente do fluxo de veículos para reduzir a velocidade e evitar acidentes. Houve registros de rajada de vento muito forte no Aeroporto Santos Dumont, chegando a quase 80 km/h.
Em Botafogo, a tampa da caixa d'água de uma igreja na Rua São Clemente se descolou com o vento forte.
- Da janela vi que a tampa da caixa d’agua gigante da igreja do lado levantou voo como se fosse um frisbee e foi bater no muro de três prédios depois - explicou o morador José Fernandes.
A jornalista Tainá Fernandes relatou momentos de tensão enquanto atravessava o novo viaduto do Joá.
- Ventava muito, uma nuvem de terra, folhas e poeira. Achei que fosse cair, o carro chegou a balançar. Nunca vi nada igual.
Na Praia Vermelha, desespero entre seus frequentadores, que tentavam se abrigar encostados em um muro. O vento fez cadeiras e tendas voarem. Pais tentavam acalmar os filhos, que assustados, choravam copiosamente.
Por causa da queda de galhos de árvores, o trecho do metrô entre as estações Inhaúma e Del Castilho chegou a ser interrompido, mas a situação já foi normalizada.
A prefeitura recomenda que a população permaneça em local seguro. Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento.
De acordo com o Alerta Rio, os núcleos que ocasionaram chuva no município na última hora já se deslocaram em direção à Baía de Guanabara, podendo ainda ocasionar registros de chuva nas zonas Norte e Sul. Porém, outros núcleos se aproximam da cidade do Rio e devem atingir a Zona Oeste ainda na próxima hora.
Nenhum comentário