Feira de Santana: Vigilância Epidemiológica registra dois casos de leishmaniose
Foto: Reprodução
O número de casos de leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, cresceu nos últimos dois anos no município de Feira de Santana, no Portal do Sertão. Enquanto que em 2013 foram diagnosticados cinco casos da doença, no ano passado foram confirmados dez casos. Até abril deste ano, a Vigilância Epidemiológica já confirmou dois casos: um no distrito de Humildes e outro na Matinha. As informações são do site Acorda Cidade. De acordo com a prefeitura, todos os casos confirmados foram acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Leishmaniose. Os bairros que apresentaram casos no ano passado foram o Alto do Papagaio, Gabriela, Pedra do Descanso, Jardim Cruzeiro, Tomba e Pampalona. No distrito de Maria Quitéria três pessoas foram diagnosticadas com a doença. De acordo com a enfermeira de referência da Vigilância Epidemiológica, Thaís Peixoto, “a doença não é contagiosa, nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro. A transmissão ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado”. Thais diz que os sintomas mais comuns da doença no humano incluem o aumento do fígado e do baço, febre, perda de peso, palidez, inchaço e sangramento em alguns casos: “varia de um paciente a outro”. Ainda de acordo com Thaís Peixoto, todos os casos confirmados são tratados em unidades hospitalares.
Foto: Reprodução / Lay Amorim / Brumado Notícias
Seis presos fugiram da delegacia de Brumado no último sábado (23). Conforme informado pelo Brumado Notícias, os presos usaram uma serra para cortar a barra de ferro de uma das celas, quebraram cadeados e usaram a barra como alavanca em um macaco hidráulico, para separar as vigas de ferro no teto da delegacia. Os presos também usaram uma catraca de vedar lona de carga de caminhão para ampliar as vigas e derrubaram uma grade nos fundos da delegacia, que dá acesso ao setor da Polícia Técnica. A ação só foi percebida no período da tarde, mas a polícia suspeita que a fuga aconteceu na hora do almoço, por voltas das 12h, quando havia poucos policiais na unidade. Policiais civis, militares e técnicos vistoriaram as celas e encontraram as ferramentas utilizadas na fuga ainda penduradas no teto da cadeia. Os agentes realizam buscas para recapturar os foragidos, dos quais três são considerados de alta periculosida
Foto: Reprodução / STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato, devolveu o acordo de delação premiada de Ricardo Pessoa, da UTC, à Procuradoria-Geral da República. Teori pediu que Rodrigo Janot faça ajustes no termo antes de homologá-lo. A decisão paralisa, por enquanto, a colaboração do empresário, que deveria depor nesta semana em Brasília, de acordo com a coluna Painel, da Folha. Janot poderá rever cláusulas que preveem benefícios ao delator, assim como exigências sobre informações que ele se compromete a dar à Justiça. A força-tarefa da operação considera a decisão "normal", já que Teori havia feito ressalvas ao acordo de delação de Paulo Roberto Costa, que só foi homologado depois de ajustes em parte das cl
Por suas características cosmopolitas, São Paulo sempre foi uma cidade aberta ao grafite, certo? Errado. Não faz muitos anos Os Gêmeos tiveram um grafite coberto de tinta cinza a mando das autoridades. Hoje, a cena mudou e a atual administração incentiva a prática. Mas já foi pior. No tempo em que o Jânio “caricato” Quadros era prefeito, ele tinha a mania de perseguir os grafiteiros e um deles ficou célebre, o Juneca. Jânio chegou a dizer publicamente que iria prendê-lo.Confira o texto completo na Coluna Sampaulices!
Foto: Bruna Castelo Branco / Bahia Notícias
Dos 20 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, 30% são considerados "alunos fantasmas" porque não frequentam as aulas. De acordo com reportagem publicada no Correio*, o prejuízo do município com a evasão dos seis mil alunos é da ordem de R$ 20 milhões por ano. Durante o período letivo, outros seis mil alunos desistem das aulas e abandonam os cursos. No final, apenas oito mil jovens e adultos concluem o ano escolar. "O que acontece é que temos um índice de evasão muito grande e, além disso, as fraudes. Temos um problema porque esse é um segmento de grande invisibilidade, que sofre muito com a falta de políticas públicas adequadas", afirmou o secretário de Educação (Smed), Guilherme Bellintani. De acordo com o gestor, os R$ 50 milhões anuais investidos na Educação para Jovens e Adultos (EJA) poderiam ser melhor aplicados se não fossem utilizados para manter na escola um grupo que nem está lá. "Podemos fazer investimentos como a melhoria da qualidade da merenda, fardamentos e trazer programas pedagógicos de mais qualidade", exemplificou. Apesar disso, Bellintani reconhece a falha do município em não conseguir manter os alunos em sala de aula e por ainda não ser possível impedir irregularidades no sistema. "Esse desajuste faz com que a gente não tenha condição de ampliar os programas, porque não conseguimos combater a fraude. E se não estamos conseguindo manter os alunos na escola, nós estamos falhando, porque não estamos promovendo um ensino capaz de manter interesse", concluiu o secretário.
Foto: Reprodução / Engevix
A Engevix é mais uma empresa envolvida na Operação Lava Jato que deve pedir recuperação judicial - OAS e Grupo Schahin já pediram. De acordo com a coluna Radar Online, de Lauro Jardim, a empreiteira se prepara para recorrer à Justiça após prisão do ex-vice-presidente da construtora, Gerson Almada, e de outros executivos da empresa. O grupo é suspeito de formar um cartel de construtoras para superfaturar e dividir entre si obras da Petrobras, segundo o G1. Na última quinta-feira (21), Almada foi convocado para prestar depoimento à CPI da Petrobras, mas recorreu ao direito de ficar calado e se negou a responder às perguntas dos deputados que integram a comissão.
Foto: Franco Debattista / Airplane Pictures
Voos das companhias aéreas nigerianas foram cancelados e estações de rádio deixaram de funcionar, neste sábado, por causa da escassez de combustível que atinge o país há meses, por causa da greve de trabalhadores do setor petroleiro no país. A Aero Contractors, uma das maiores companhias privadas da Nigéria, cancelou mais de 80% das suas viagens programadas. Outras companhias desviaram suas rotas para não terem de fazer escala no país. O transporte terrestre também foi prejudicado. As estradas da capital do país, normalmente congestionadas com os 20 milhões de habitantes, estavam quase vazias, já que os postos de combustíveis permaneceram fechados neste sábado. Um proprietário de posto disse que ele até tinha produto estocado, mas que os grevistas ameaçaram atear fogo em qualquer estabelecimento que estivesse vendendo. A polícia prendeu contrabandistas que estavam vendendo combustível por quatro vezes o valor estipulado. As estações de rádio ficaram mudas na noite deste sábado, incluindo as mais populares, devido as constantes quedas de energia, por falta de óleo para os geradores. A crise começou semanas antes das eleições, em 29 de março, com fornecedores de petróleo pressionados por linhas de crédito menores, em meio a uma moeda local e preços internacionais do petróleo enfraquecidos. A greve começou no início deste mês. Fonte: Associated Press.
As dificuldades que envolvem a economia do país, uma consequência da incapacidade gerencial do governo, vão além, muito além, do que a princípio se imaginava. Torce-se para que as dificuldades não avancem, mas na medida em que novos fatos emergem, robustece-se o entendimento de que todas as classes sociais brasileiras sofrerão, e muito, a partir dos cortes que o governo determinará para os diversos segmentos econômicos. Nada ficará à salvo. Quem mais será atingida pelo resultado da incompetência gerencial de Rousseff serão as categorias abaixo da classe média, atingido, de certo modo, a classe média alta e, com mais intensidade, a base da pirâmide social.
Feira de Santana: Vigilância Epidemiológica registra dois casos de leishmaniose
Reviewed by Paulo
on
maio 24, 2015
Rating: 5
Nenhum comentário