Breaking News

Papa Francisco pede que bósnios trabalhem pela paz e reconciliação



Papa Francisco pede que bósnios trabalhem pela paz e reconciliação
Foto: Getty Images
O Papa Francisco exortou muçulmanos, ortodoxos e católicos da Bósnia a deixar a "barbárie" da guerra para trás e trabalhar conjuntamente para um futuro pacífico, encorajando a reconciliação no país. Em sua visita de um dia a Sarajevo, Francisco recebeu uma recepção calorosa de milhares de bósnios que o aplaudiam durante seu percurso de carro pela cidade de maioria muçulmana. Outras 65 mil pessoas, a maioria católicos, lotaram o mesmo estádio onde o Papa João Paulo II presidiu uma emocionante missa de reconciliação pós-guerra, em 1997. "Guerra nunca mais", disse Francisco em sua homilia, denunciando aqueles que incitam a guerra para vender armas ou para fomentar deliberadamente tensões entre os povos de culturas diferentes. Ele pediu aos bósnios para não apenas pregar a paz, mas fazê-la a cada dia por meio de suas "ações, atitudes e atos de bondade, de fraternidade, de diálogo, de misericórdia". Quase todos os passos da visita de Francisco a Sarajevo foram projetados para mostrar harmonia inter-religiosa e interétnica em uma cidade que já foi conhecida como a "Jerusalém da Europa" para a coexistência pacífica de cristãos, muçulmanos e judeus. A cidade, porém, tornou-se sinônimo de inimizade religiosa durante o conflito de 1992-1995 que deixou 100 mil mortos e desalojou metade da população. "Todos nós precisamos de paz e de uma mensagem do papa", disse Alma Mehmedic, um muçulmano que esperou para ver Francisco fora do palácio presidencial. "Eu vim para dar amor e receber amor." Apesar da aparência exterior de harmonia, as feridas ainda persistem duas décadas depois dos acordos de paz mediados pelos EUA colocarem fim à guerra no país. Cristãos ortodoxos sérvios da Bósnia querem um estado separatista; bósnios muçulmanos querem um país unificado; croatas católicos querem sua própria região autônoma. Mladen Ivanic, membro sérvio da presidência bósnia de três membros, congratulou o pontífice dizendo que a Bósnia-Herzegovina é um país de contrastes onde "cada palavra ecoa muito mais forte que em qualquer outro lugar". "Nós acreditamos que os tempos de desentendimentos, intolerância e divisão estão para trás para sempre, que nós aprendemos nossa lição com o passado e que novos tempos estão pela frente, tempos de razão, reconciliação e cooperação", disse.
Sindimed fará ato ao lado da UPA dos Barris em apoio à greve dos médicos na unidade
Foto: Divulgação
O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) promoverá, nesta segunda-feira (8), um ato cultural em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris. O evento acontecerá ao lado da unidade entre as 16h e as 19h e terá a participação de artistas da poesia, música e movimento hip hop. O ato pretende alertar contra a "insensibilidade" da Fundação José Silveira (FJS), responsável pela administração da UPA, que sobre com mais de 15 dias de greve dos médicos. Após o ato, uma nova assembleia definirá os próximos passos do movimento grevista às 19h, na sede do Sindimed.
Bahia sofre revés para o Bragantino, perde invencibilidade e deixa o G4
Foto: Divulgação / Bahia
O Bahia teve boas oportunidades para marcar gols durante a partida, mas não teve objetividade e acabou derrotado pelo Bragantino por 2 a 0 neste sábado (6), Estádio Nabi Abi Chedid, em jogo válido pela sexta rodada da Série B. O gols foram marcados por Jobinho e Alan Mineiro. Com o revés, o Tricolor perdeu a invencibilidade no certame nacional e saiu do G4. Agora, a equipe comandada por Sérgio Soares ocupa a sexta colocação, com 11 pontos. Saiba mais detalhes na Coluna Esportes.
Um homem foi preso na tarde deste sábado (6) depois de assaltar uma casa lotérica na Rua Silveira Martins, no bairro do Cabula, em Salvador. De acordo com o site G1, ninguém ficou ferido durante a ação e o valor roubado foi recuperado pelas equipes da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

Dilma se diz satisfeita com reeleição de Graziano para a FAO

por Rachel Gamarski | Estadão Conteúdo
Dilma se diz satisfeita com reeleição de Graziano para a FAO
Foto: Reprodução / Facebook / Dilma Rousseff
A presidente Dilma Rousseff divulgou neste sábado, 6, nota na qual diz ter recebido com "enorme satisfação" a decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) de reeleger José Graziano da Silva como diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A presidente afirmou que a decisão da ONU "comprova suas (de Graziano) sólidas credenciais e importante contribuição para as políticas de combate à pobreza". Dilma reafirmou o apoio do governo brasileiro às iniciativas da FAO e afirmou que o programa Bolsa Família é uma referência internacional no combate à pobreza. Graziano foi reconduzido ao cargo neste sábado, em Roma, para mandato que se estende de 31 de julho deste ano a 31 de julho de 2019. Veja a nota de Dilma na íntegra: "Recebo com enorme satisfação a decisão dos países membros da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) de reconduzir ao cargo de Diretor­Geral da entidade o brasileiro José Graziano da Silva. A eleição de Graziano comprova suas sólidas credenciais e importante contribuição para as políticas de combate à pobreza, em especial o Programa Bolsa Família, que faz do Brasil referência internacional. Cumprimento meu amigo José Graziano, reafirmando o apoio do governo brasileiro às iniciativas da FAO".
Barcelona vence Juventus em Berlim e garante título da Liga dos Campeões
Com gols de Rakitic, Suárez e Neymar aos 3 minutos do primeiro tempo, 23 e 51 da segunda etapa, o Barcelona conquistou, na tarde deste sábado (6), o seu quinto título da Liga dos Campeões da Europa. O duelo aconteceu no Estádio Olímpico de Berlim e, embora tenha descontado no placar aos 9 minutos da segunda etapa com Morata, a Juventus não conseguiu bloquear o poder ofensivo do trio formado por Lionel Messi, Luís Suárez e Neymar para conquistar o tricampeonato. O placar poderia ser mais elástico em favor dos espanhóis, já que Neymar marcou um gol durante o segundo tempo, anulado porque a bola desviou em sua própria mão. A partida ficou marcada, ainda, pela despedida de Xavi, que entrou em campo no lugar de Iniesta aos 32 minutos do segundo tempo, do time catalão.

Nenhum comentário