O Banco do Brasil (BB) vai aumentar, a partir do próximo dia 18, os juros para o financiamento de imóveis. As taxas vão subir de 9,9% ao ano para 10,4% ao ano. O prazo máximo de financiamento foi elevado de 360 meses (dez anos) para 420 meses (15 anos), dependendo do perfil de renda do cliente, segundo o banco.
O BB informou, em nota, que a alta foi necessária para compensar os custos de captação. Houve adaptações nas linhas de Crédito Imobiliário SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), tais como a ampliação do prazo sobre o valor do imóvel e a manutenção do percentual de financiamento:
“Sobre o percentual de valor de avaliação do imóvel que pode ser financiado, ficou mantido 80% para todos os clientes (na metodologia mais utilizada no mercado que é a tabela SAC)”.
Na última segunda-feira, começou a valer a mudança na Caixa Econômica Federal (CEF) para financiamentos de imóveis usados. Pela nova regra, as operações com recursos da poupança terão queda no limite do valor total financiado, de 80% para 50% do valor, pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
Nenhum comentário