‘Não tenho nenhuma dúvida de que esta será a eleição do caixa 2’, diz presidente do PP
Foto: Divulgação
O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), afirmou nesta
segunda-feira (1º) que, com o fim do financiamento privado de campanhas,
as disputas municipais deste ano será marcada por repasses irregulares.
"Não tenho nenhuma dúvida de que esta será a eleição do caixa dois",
avaliou Nogueira, ao defender que acabar com o repasse de empresas foi
um “erro gravíssimo”. O senador acredita que nem o Ministério Público
nem as campanhas terão condições de fiscalizar os candidatos que todos
os municípios brasileiros. Acabamos com o financiamento e não criamos um
sistema público. “Não tem como você usar o fundo partidário para bancar
todas as campanhas", pontuou. Presidente do partido com mais nomes
envolvidos na Operação Lava Jato, Nogueira afirmou que sempre se tentou
criminalizar as campanhas eleitorais. Mas ele não é o único que acredita
que haverá aumento dos casos de caixa 2 este ano. O tesoureiro do PMDB,
senador Eunício Oliveira (CE), concorda que provavelmente haverá
aumento nos casos de recursos não contabilizados e acredita que não foi
feita uma estruturação do financiamento público. "Não tem como fazer
campanha que não seja franciscana agora", disse Eunício ao jornal Estado
de S. Paulo. O presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN), contou
que a aposta será uma campanha com menos recursos e uso de rede sociais
para compensar a falta do financiamento de empresas. Para ele, qualquer
sinal de “explicitação de riqueza” deverá chamar a atenção do MP. Espero
que os órgãos de fiscalização exerçam o seu papel para que haja lisura
no processo eleitoral", disse. O tesoureiro do PT, Márcio Macedo, disse
que o fim da contribuição de empresas levará os partidos a buscarem
campanhas mais "criativas". No caso do PT, há uma espécie de “dízimo”
dos filiados, o que deve permitir uma melhor condição dos concorrentes.
De acordo com levantamento do Estadão, entre repasses do Fundo
Partidário e renúncias fiscais para bancar a propaganda no rádio e na
TV, os mais de 30 partidos políticos brasileiros custaram aos cofres
públicos cerca de R$ 9,4 bilhões nos últimos dez anos. Além da
propaganda eleitoral e partidária na TV, esses recursos custearam
aluguéis de sedes, viagens de dirigentes, compra de equipamentos e
pagamento de pessoal de todas as legendas.
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