Breaking News

Lançando livro sobre alimentação saudável, padre Marcelo Rossi é criticado por comparar nutricionistas a enfermeiros



“Ruah” é o novo livro de Padre Marcelo Rossi, que já escreveu outras quatro publicações Foto: Divulgação
Breno Boechat

O padre Marcelo Rossi se envolveu em uma polêmica após um comentário feito em uma entrevista à Rádio Globo de São Paulo, nesta quinta-feira. O religioso contava sobre o processo de produção de seu novo livro, “Ruah” — no qual comenta sobre a perda de peso que teve nos últimos anos e dá dicas de alimentação saudável —, quando fez um comentário que irritou nutricionistas, ao considerá-los menos especializados que os nutrólogos. Ao explicar o que o fez procurar um nutrólogo para ajudar a escrever o livro, o padre comparou nutricionistas com enfermeiros e psicólogos.
“É a mesma coisa de um psiquiatra e um psicólogo. Qual a diferença? O psiquiatra é médico, o psicólogo é apenas um conselheiro, um terapeuta. (...) O nutrólogo é um médico que se especializou na parte alimentar, portanto ele é muito mais que o nutricionista. Tem o enfermeiro e tem o médico. Quem que opera? O médico. Com todo respeito aos enfermeiros... Todo mundo tem a sua função e a sua importância. Os nutricionistas também têm”, disse o padre.

Nutricionistas criticam comentário de Padre Marcelo Rossi em entrevista
Nutricionistas criticam comentário de Padre Marcelo Rossi em entrevista Foto: Reprodução / Facebook
A declaração repercutiu mal entre muitos nutricionistas, que criticaram a postura do padre. Muitos foram até as redes sociais de Marcelo Rossi para pedir que ele se desculpasse. “Se nós nutricionistas, que estudamos pra falar sobre alimentação (os únicos que podem prescrever dietas), e enfermeiros, que estudam e salvam vidas todos os dias até mais que alguns médicos, não somos dignos da sua confiança, por que alguém deveria dar credito a você pra falar de alimentação saudável, se não é médico (como valorizou tanto), nem nunca estudou pra falar sobre tal assunto?”, escreveu uma internauta, seguida de dezenas de outras pessoas que fizeram críticas: “Admirava muito a sua trajetória. Mas caiu no meu conceito ao se referir à minha profissão com tanto desdém e desrespeito. Prova de que não conhece o nosso trabalho. Lamentável a sua postura”, disse um nutricionista, na rede social do padre.
Com a frase "Quebrando os paradigmas de que gordura é saúde e magreza é doença" na capa, Marcelo Rossi discute em "Ruah" uma questão que acompanhou o padre nos últimos anos. Por só se alimentar de alface e hambúrguer num período de depressão, o sacerdote de 1,95m de altura foi dos 128kg aos 60kg, no fim do ano passado. Em entrevista ao EXTRA em setembro, o religioso disse que voltou ao seu peso normal e garantiu estar bem de saúde.
— Estou de volta aos meus 80 e poucos quilos, que é o meu peso normal. Mas como as pessoas me viram muito inchado durante meses, estranham. Chegaram a dizer que eu estava com câncer, meu Deus! Até a minha mãe estranhou. Já voltei a ter uma dieta equilibrada, pratico a minha caminhada e a minha corrida na esteira diariamente, estou muito bem — disse Padre Marcelo, na época.

Nutricionistas criticam comentário de Padre Marcelo Rossi em entrevista
Nutricionistas criticam comentário de Padre Marcelo Rossi em entrevista Foto: Reprodução / Facebook
“Ruah” é uma palavra do hebraico que significa vento, sopro de vida. O novo livro do padre Marcelo Rossi chega às livrarias ainda neste mês. O sacerdote já publicou outras quatro obras como escritor: “Philia”, “Philia Para Colorir”, “Kairós” e “Ágape”.
Queria expor meu sentimento de indignação! Eu, nutricionista, posso celebrar uma missa? Em seu patético livro, o Pe Marcelo Rossi alega que houve parceria com um nutrólogo, que por ser médico, trata-se de um profissional mais capacitado que o nutricionista! Agora eu pergunto, em meio a tanto escândalo de pedofilia, posso julga-lo também um aliciador de menores? Ele, como líder religioso, devia pregar o respeito ao próximo e isso inclui respeitar os direitos e deveres de cada profissional! ‪#‎Lamentável‬ ‪#‎NutrisEmLuto‬

Nenhum comentário