Breaking News

Estudantes e professores ensinam truques para manter a calma na hora do Enem


Maria Inês usa floral e cristais para manter a tranquilidade
Maria Inês usa floral e cristais para manter a tranquilidade Foto: Agência O Globo / Thiago Freitas
Alfredo Mergulhão

Comer chocolate, fazer exercícios de respiração e utilizar técnicas de relaxamento. São muitos os artifícios para controlar a ansiedade na hora de fazer as provas do Enem, que serão realizadas nas tardes de amanhã e domingo. Mas há quem apele para a fé, em busca de um bom desempenho. A estudante Maria Inês Pimentel, de 18 anos, vai levar cristais para deixá-la mais tranquila ao responder as questões.
— Eu observava que todos os meus colegas se apegavam em alguma coisa, como um apoio psicológico. Então quando encontrei essas pedras e descobri o significado delas, logo imaginei que poderiam me ajudar na hora da prova — contou a estudante.

As três ametistas irão no bolso de Maria Inês. Segundo a adolescente, uma serve para controlar a enxaqueca, outra para acalmar e a terceira para amenizar seu temperamento forte.
— Eu sou sensível para essa coisa de energia. E como este ano foi de bastante sacrifício, de muito estudo, virou o meu apoio — disse Maria Inês, que quer entrar para o curso de Arquitetura.
O controle da ansiedade é considerado uma das chaves para o sucesso no Enem. Especialistas argumentam que o equilíbrio psicológico e emocional pode ser decisivo para o candidato tirar uma boa nota.
— São provas longas e cansativas. Minha sugestão é que a cada 15 questões, o candidato tire um minuto para pensar em outras coisas e relaxar. Se possível, pode levantar e se espreguiçar. Não pode deixar para cuidar do equilíbrio quando já estiver estressado, sem conseguir mais se concentrar na prova — explicou o coordenador de vestibular do Colégio QI, Renato Pellizzari, acrescentando a importância de o candidato estar descansado e bem alimentado.

Maria Inês estuda com seus cristais para manter o equilíbrio emocional
Maria Inês estuda com seus cristais para manter o equilíbrio emocional Foto: Thiago Freitas / Agência O Globo
O diretor de ensino médio do Colégio e Curso PH, Filipe Couto, sugere descanso e distração na véspera das provas. No máximo, fazer revisão de algum assunto.
— Na hora da prova, o candidato deve priorizar as questões mais fáceis primeiro — orientou, explicando que o método de correção desconta pontos se o candidato erra uma questão fácil e acerta uma difícil chutando.
Outra dica é ler o tema da redação ao caderno de questões, mesmo que o texto seja escrito depois, porque é a prova que vale mais pontos.
Atenção para as normas
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas começam às 13h30m , meia hora depois do fechamento dos portões.É necessário apresentar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou CNH.
A prova do Enem deve ser respondida somente com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os candidatos não podem levar lápis, borracha, caneta de material não transparente, eletrônicos, livros, apostilas nem mesmo anotações.
O cartão de confirmação da inscrição não é documento obrigatório para a realização do exame, porém, é recomendável que o participante o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas.
É proibido fazer as provas usando boné, chapéu e óculos escuros. Os candidatos também não podem se ausentar da sala com menos de 2h do início da prova.
Serão eliminados os alunos que realizarem qualquer espécie de consulta ou que se comunicarem com outros participantes durante o período das provas. Ou ainda aqueles que receberem quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.

Nenhum comentário