Maioria dos adultos com mais de 25 anos não sabe matemática básica, revela estudo
Foto: Divulgação
Pesquisa realizada em 25 cidades brasileiras com adultos de mais de
25 anos mostra que a maioria não sabe fazer operações matemáticas
simples: 75% não sabem médias simples, 63% não conseguem responder a
perguntas sobre porcentuais e 75% não entendem frações, entre outros
resultados dramáticos. Em avaliações similares em países ricos, o
resultado é em média quatro vezes melhor. O estudo ainda aborda a
rejeição que o tema provoca. A matéria mais detestada foi matemática,
com 43% das respostas. A memória que os adultos têm do assunto é até
pior: 65% dizem não ter tido facilidade com a disciplina na
escola. Segundo o coordenador do estudo, Flavio Comim, docente da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor visitante
de Cambridge, no Reino Unido, os dados reafirmam os diagnósticos de que o
ensino de matemática tem falhas. "Essas deficiências acarretam impactos
econômicos e sociais", diz ele. "Uma sociedade que sabe pouco de
matemática é pouco competitiva, como mostra a comparação internacional.
Também mexe muito com a sobrevivência das pessoas, porque define o que
você compra, se fará um financiamento", afirma. Outro resultado do
levantamento indica que 69% não sabem fazer contas com taxas de juros. O
estudo foi encomendado pelo Instituto Círculo da Matemática do Brasil,
iniciativa da TIM, e 2.632 pessoas foram ouvidas, com idade média de
pouco mais de 40 anos. A amostra não foi organizada por renda, mas pelo
número médio de anos de estudo, que ficou em torno de 8,3 anos de
escolaridade. Há diferenças quando se olha para quem estudou mais ou
menos. Enquanto 28% dos adultos com mais de 15 anos de estudo não sabem
fazer regra de três, o índice é de 71% entre quem tem até 8 anos de
escola. No geral, 60% das pessoas tinham matemática entre as disciplinas
que não gostavam na escola. Para Katia Stocco Smole, diretora do grupo
Mathema, de formação e pesquisa em ensino de matemática, o dado não
surpreende, "mas incomoda bastante". "As pessoas não gostam porque nunca
fez sentido para elas. A escola não ensinou a entender o sentido desses
conceitos básicos. Quando aprendem, gostam." Segundo dados do Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2013, apenas 9,3% dos
jovens terminam o ensino médio com o nível adequado na disciplina. Além
das falhas na escola, a visão das crianças acaba também influenciada
pela ojeriza dos adultos. "Tem um efeito intergeracional e essa aversão
vai passando de pai para filho", diz Flavio Comim. O estudo mostra que
89% das pessoas dizem que nem sequer usam a matemática no dia a
dia. Coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas
Públicas (OBMEP), Claudio Landim diz perceber uma lacuna na formação
dos professores, mas é mais otimista com as novas gerações. "Nós vivemos
em um mundo cada vez mais tecnológico e a matemática está por trás dos
programas, do aplicativo de celular. Isso tem despertado interesse cada
vez maior", diz Landim, que é diretor adjunto do Instituto Nacional de
Matemática Pura e Aplicada (Impa). "Há uma melhora, mas não será da
noite para o dia."
Nenhum comentário