Amigos querem construir museu para Orlando Orfei, ícone do circo mundial
Parentes e amigos vão se despedir na tarde desta terça-feira, no cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita, na Baixada Fluminense, de Orlando Orfei, que fez carreira nos picadeiros e ficou famoso por domar animais selvagens. Orfei morreu no último sábado, aos 95 anos, por causa de uma pneumonia. O amigo e porta-voz da família, David Avelar, de 63 anos, prepara uma homenagem especial para o momento do sepultamento. Ele vai ler um poema, escrito pelo próprio Orfei, de título “A morte de um palhaço”.
Entre contos e textos, David disse guardar mais de cinco mil documentos do tipo, todos de autoria do artista italiano. Avelar preserva ainda fotos e pinturas feitas por Orfei. Segundo David, a ideia é preservar a memória de Orlando em uma espécie de museu dedicado ao artista. O local ainda está sendo estudado. Apesar disso, David lamentou que o circo, as criações de Orfei, irão morrer com ele.
- É uma pena. Hoje, durante o enterro dele, todos os seus sonhos, seus projetos, criações, vão com ele. O legado de Orlando Orfei se encerra hoje - disse David, que conviveu com o artista mais de 45 anos.
O bispo de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin, fará a cerimônia de sepultamento nesta tarde. Alguns artistas, como Marcos Frota, também irão se despedir de Orlando. Os filhos dele já estão no Rio e vão participar da cerimônia.
Orlando Orfei nasceu em 1920, em Riva del Garda, na Itália, e chegou ao Brasil no fim da década de 1960. Sua carreira nos picadeiros começou cedo, aos 6 anos, em apresentações como palhaço. Foi numa visita ao país, durante o Festival Mundial do Circo, no Maracanãzinho, que o artista se apaixonou pela terra, de onde nunca mais saiu. Após sofrer um AVC, em 2002 Orfei decidiu morar definitivamente em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde passou os últimos 20 anos ao lado da família e amigos, numa casa no Bairro da Prata. O artista também sofria de Alzheimer, mas ainda estava bem disposto e gostava repetir sempre a frase: "a saúde vai bem".
Nenhum comentário