Ford prepara carro feito com matéria-prima da tequila
DEARBORN,
MICHIGAN - A mistura de álcool e direção é desastrosa, mas tequila e
carros podem combinar quando essa união acontece na montadora. A Ford
firmou uma parceria com a fabricante de tequila José Cuervo para
desenvolver um material plástico eco friendly feito a partir
dos rejeitos de agave da produção da bebida típica do México. O material
será usado nos modelos da companhia americana.
Assim, a Ford
reduziria o uso de plástico feito a partir de derivados do petróleo, o
peso final do veículo — já que o material seria mais leve — e o consumo
de energia na fabricação dos automóveis.
O novo tipo de plástico
seria empregado tanto no interior quanto no exterior do carro, indo de
porta-objetos às unidades de aquecimento e ar-condicionado, entre outros
usos.
180KG DE PLÁSTICO POR CARRO
De
acordo com o site AdWeek, a parceria entre as duas empresas faz parte da
campanha da Ford batizada de #FarmToCar (algo como da fazenda para o
carro, em tradução livre).
“Nós estamos desenvolvendo novas
tecnologias para empregas eficientemente materiais e fibras descartados,
enquanto reduzindo potencialmente o uso de petroquímicos e reduzindo o
peso dos nossos veículos para a desejada economia de combustível”,
explicou em comunicado Debbie Mielewski, que lidera o departamento de
pesquisa de sustentabilidade, acrescentando que cada carro tem mais de
180 quilos de plástico.
Parte das fibras que sobram do
agave após ele ser torrado e moído para extração de uma espécie de suco —
que será então fermentado — são usadas nas fazendas da própria José
Cuervo, algumas vão para artesãos locais.
Agora, com a parceria,
esses rejeitos da fabricação da tequila serão levadas para a fábrica da
Ford na cidade de Dearborn, no estado americano de Michigan, segundo o
AdWeek.
A Ford vem trabalhando com a pesquisa de materiais
sustentáveis desde 2000. E, ressalta o site, já fez outras parcerias
neste setor antes. Uma com a Coca-Cola, em 2013, tinha como objetivo
usar materiais feitos a partir de plantas para usar no interior dos
veículos. A outra foi firmada com a Heinz, em 2014, para usar as fibras
de tomate como matéria-prima para plástico.
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